Qual a ordem ideal do cerimonial do baile de debutante?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

baile de debutante

O baile de debutante é uma tradição para as jovens de 15 anos. Esperado por muitas, é o momento no qual as jovens comemoram a passagem da infância para a vida adulta, no auge da adolescência. E, por ser algo bastante tradicional, é regido por uma série de detalhes.

Um deles é a sequência do cerimonial, que norteia cada parte do evento. Porém, por não ser algo que faça parte do cotidiano dos pais e da jovem, é comum haver uma série de dúvidas e confusões quanto a isso.

Para ajudar você nisso, confira qual é a ordem ideal do cerimonial, entenda qual é a importância disso e quais são as variações que podem acontecer, caso queira sair do tradicional e optar por um cerimonial mais moderno.

A importância do cerimonial

O cerimonial não é utilizado somente em um baile de debutante: ele também é aplicado em outros eventos, como cerimônias de formatura, bailes de formatura, casamentos, entre outros.

O cerimonial diz respeito ao conjunto de atos que compõem o rito de um evento, também podendo ser chamado de protocolo.

A ordem do cerimonial do baile de debutante

Todo baile de debutante tradicional, que segue o cerimonial clássico, tem a seguinte ordem:

Recepção da festa com os pais

Ao entrarem na festa, convidados são recepcionados pela debutante e pelos seus pais, recebendo os cumprimentos dos anfitriões. Esse é um momento mais leve, o qual não há muitas regras sobre. Ele costuma durar apenas a primeira hora de festa, até para que a jovem possa também aproveitar e curtir os amigos.

baile de debutante

Esse momento de curtição dura entre 30 minutos e 1 hora, seguindo para a próxima parte do cerimonial.

Entrada da debutante

Este é um dos momentos mais esperados do baile de debutante, podendo ser mais curto ou mais longo. Ela pode ser feita no modelo tradicional, com a descida pela escada do salão, ou aparecer com a abertura de cortinas. Após sua chegada, o príncipe deve recepcioná-la, conduzindo-a até a pista de dança.

A valsa

Este é o ponto alto da noite, junto com a entrada da debutante. Após ser conduzida à pista de dança, a jovem dança a valsa com o príncipe e, depois, com o pai. Também se pode ter a valsa com os 15 casais, caso a adolescente deseje fazer um cerimonial bem tradicional.

Homenagens para a aniversariante

Podem ser feitos vídeos, fotos, textos, entre outras homenagens de amigos e familiares para a debutante. Porém, se deve lembrar de não estender muito, para não entediar os convidados.

Possibilidades de mudança

É possível sim criar uma festa mais moderna, com algumas mudanças de cerimonial. Veja algumas dicas bacanas que podem ser incluídas:

  •      troque a valsa por uma outra coreografia — ou a inclua, após a valsa, junto com as amigas;
  •         faça uma retrospectiva com um slideshow ou entrevista feita pelas amigas;
  •         faça um parabéns diferente;
  •      faça ensaios diferentes com suas amigas em cenários escolhidos por vocês (como painel florido, por exemplo);
  •         entrada diferente da debutante na pista, entre outros.

O importante é que o baile de debutante seja a cara da jovem, tornando esse dia único e especial para ela. Quer um cerimonial mais moderno e realizar uma coreografia super interessante? Veja algumas dicas interessantes em nosso artigo.


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×