Qual o significado das tradições do baile de debutante?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

baile de debutante

A adolescente atual sonha em ter um baile de debutante inesquecível para celebrar essa nova grande etapa da sua vida com todos seus maiores amigos e familiares em uma maravilhosa festa memorável. 

Para quem curte as celebrações mais tradicionais, ficar por dentro de todas as etapas do que se deve realizar no baile de debutante para seguir as tradições é essencial. Mas, o que também é fundamental, é estar por dentro do significado de cada uma das tradições realizadas na celebração do baile de debutante

Se você está planejando a sua festa e quer ficar por dentro do significado das tradições do baile de debutante, continue a leitura e saiba tudo sobre as tradições que mais estão em evidência nessas festas incríveis. 

As tradições do baile de debutante e seus significados

Conheça melhor os significados das maiores tradições realizadas nos bailes de debutantes, e se você quer incorporar algumas delas no seu grande dia  de baile, veja qual é a mais adequada para a sua festa: 

1. A valsa

A valsa do baile de debutante é uma das tradições mais marcantes dessa grande celebração. Vem desde o início da realização dos bailes de debutantes, quando eram feitos para apresentar as meninas a sociedade na Europa, e até hoje é uma tradição que está presente nas festas. 

Ela representa a primeira dança da menina, agora como mulher independente. É a dança realizada com o pai, avô, padrinhos, tios ou amigos e também com o príncipe de gala escolhido pela debutante, nas festas mais tradicionais. 

Nas versões mais modernas podem ser feitas adaptações, onde a valsa pode ser dançada com a mãe ou ainda, a debutante pode optar por uma coreografia para performar com seus amigos aos convidados. 

2. Os 15 casais ou 15 damas

Para essa tradição, são escolhidas a dedo pela debutante, 15 amigas que serão as damas, as quais podem ser acompanhadas por 15 cavalheiros. Estes, formarão quinze casais que irão entrar no salão antes da debutante e criar um corredor para a entrada da aniversariante no salão. 

Em um baile de debutante bem tradicional, os 15 casais costumam dançar a valsa ao redor da debutante e seus trajes devem contrastar com o da aniversariante. Fazendo com que ela se destaque pelo salão do baile. 

baile de debutante

Durante a valsa dos casais, no baile de debutante, eles devem segurar uma vela, a qual a aniversariante irá apagar uma a uma enquanto dança. Simbolizando o fim dos anos que já passaram e a entrada na vida jovem adulta. É um momento mágico e muito bonito. 

3. As trocas de vestido

Uma das tradições que cerca o baile de debutante, é a troca de vestidos feita pela aniversariante. Ela não tem só uma simbologia estética. Se dá início na recepção da festa, quando a debutante recebe os convidados com um vestido mais simples, um pouco mais jovial e que abraça a menina dentro dela. 

Já durante a cerimônia e a realização de outras tradições, a debutante troca o vestido, para justamente mostrar para os convidados e externalizar a jovem mulher que agora ela é, e mostrar também que deixou para trás a infância e está adentrando a sua fase jovem adulta. Investindo em um vestido de gala mais decorado, sofisticado e elaborado para o baile de debutante

4. A entrega da jóia

Antes de iniciar a primeira valsa de debutante que é feita com o pai, geralmente, a debutante é presenteada com uma jóia, que pode ser um anel solitário, colar ou uma pulseira. Além de receber também uma homenagem, dos pais ou familiares no momento em que será presenteada. 

A jóia vem como um presente para complementar o visual da debutante no baile e também representa a passagem do tempo e sua transformação. Além de possuir um significado todo especial e durar para sempre.  

5. A troca do sapato

Uma tradição de baile de debutante que ainda permeia, além da troca de vestidos, também é a troca do sapato. Que também simboliza a entrada na vida adulta. 

Ao calçar um sapato elegante de salto alto, a menina expressa o afastamento da infância e a entrada na adolescência e vida jovem adulta. 

São diversas as tradições que fazem parte do baile de debutante. E elas podem ser incluídas nas festas mais tradicionais e nas mais contemporâneas. Você pode adaptar, modernizar e escolher a que mais se adapta ao seu baile de debutante

Para saber mais sobre planejamento, festa de debutante, como montar a sua e ficar por dentro de novidades, acesse nosso blog


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×