Festa de 15 anos: Como surgiu esse ritual?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Se você chegou nesse artigo, é sinal que está pesquisando na web sobre festa de 15 anos, não é mesmo? 

Então fiquem tranquilos! Criamos esse post recheado com as principais curiosidades sobre festa de 15 anos com o objetivo de te mostrar o quanto uma festa de debutante é inesquecível na vida de uma mulher e todos os valores agregados a este grande momento.

Estão preparados? Então vamos lá!

A origem da celebração

Para quem não sabe, a celebração dos quinze anos é uma tradição muito comum na América Latina, mas a origem da comemoração começou no México.

Porém, alguns estudos apontam que tudo começou com a civilização asteca e outros povos indígenas que criaram o costume de marcar a passagem de vários estágios da vida por cerimônias, e uma delas seria a quinceañera (como é conhecido nos países hispânicos) que marca a transição da menina para a vida adulta.

Outros estudos informam que o baile de debutante começou quando os pais apresentavam sua princesa à sociedade, começando assim uma nova fase em sua vida. Era nesta data que a jovem tinha permissão de seus pais para usar roupas mais adultas, frequentar reuniões sociais e namorar. Ou seja, literalmente era uma data marcada para a menina se tornar definitivamente uma mulher. Agora dá pra imaginar como a data era tão esperada e almejada pelas jovens dessa época?

Após todas essas histórias da origem desse evento que contamos, podemos apontar que o baile de debutante é considerado uma espécie de ritual de passagem da infância para vida adulta de uma adolescente.

 

A valsa

A valsa, como vocês já podem imaginar, é uma consequência desta transição.

As danças dos bailes de debutantes variam com os costumes locais de cada região que a festa era realizada, mas no caso da valsa,  trata-se de uma mistura de danças de camponesas austríacas e alemãs que tornou-se a preferida e quase que oficial de qualquer evento europeu da época.

Estudos apontam que antigamente significava que o pai estava mostrando a sua filha para sociedade, e que no caso ela já poderia casar.

Com o passar do tempo a tradição permaneceu, porém é apenas uma parte romântica e lúdica da festa, onde a jovem dança carinhosamente com entes queridos, que não precisa ser necessariamente o pai.

15 casais

Nos antigos bailes, assim como podemos ver representados em vários filmes, a dança era coreografada e feita com vários casais, e a jovem que dava o baile dançava com todos os rapazes da festa.

Porém, como todas as outras tradições que citamos acima, está também mudou. Hoje em dia o real significado é somente para deixar o momento mais bonito e, claro, uma ótima oportunidade para a aniversariante chamar os amigos para participar desse momento.

Com o tempo, foi criada uma nova tradição, que faz com que participação desses 15 casais se tornasse ainda mais importante: o momento das velas, que representam cada ano vivido. 

Só para esclarecer: os 15 casais, seriam 14 amigos + a aniversariante com o seu par! Então cada casal segura uma vela e a debutante vai apagando uma por uma antes da valsa com o seu par, e depois todos começam a grande valsa.

E podemos dizer que este é um dos momentos mais esperados e emocionantes de toda a cerimônia, não é mesmo?

A troca de vestido

A clássica troca de vestidos pode ser considerada a parte favorita das meninas! 

Se vocês gritaram um “SIM!!!” bem alto, devem agradecer a galerinha de antigamente que, naquela época, já eram aficionados por moda.

A verdade é que, antigamente, esse era o auge dos bailes. O significado é simples: a debutante recebe os convidados com um vestido mais infantil, e na hora da valsa se apresenta com outro vestido mais adulto e decorado, simbolizando sua transformação para a vida adulta.

Para quem aposta na troca de sapato ou entrega da joia, o significado é o mesmo. Ambos simbolizam justamente essa mudança de fase na vida da jovem.

Logo antes da primeira valsa com o pai, a debutante é presenteada por ele. Geralmente o pai faz uma homenagem à filha e a presenteia com uma joia, que pode ser um anel solitário, um colar ou uma pulseira.

Gostou? Agora você sabe todos os significados e tradições de uma festa de 15 anos.
Agora fica muito mais fácil entender o porquê esse momento é tão importante e delicado na vida de uma mulher. 

Fique de olho que postaremos muitas dicas para você montar a festa de debutante do seus sonhos!

 


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×